Enquete


Voce concorda com eleições gerais, em todos os níveis, para superar a crise brasileira?

Sim

Não

Indiferente

O Instituto


CNPJ: 58.631.607/0001-50
OSCIP: 08026.000856/2003-50
Fundado 21 de Novembro de 1989

CHOOSE YOUR LANGUAGE Portuguese English

Institucional

Instituto Chamberlain de Estudos Avançados

O Instituto Chamberlain de Estudos Avançados é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP que teve origem no início da década de 80 quando o país reinstalava a democracia e inicialmente dedicou-se ao transporte e ao trânsito, uma vez serem esses uns dos principais "nós" da economia brasileira. Acreditava-se e acredita-se que um País de dimensões continentais, como o Brasil, só se viabiliza com um sistema de transporte multimodal e integrador que diminua as distancias no tempo e no espaço. Por essa razão é que surgiu o Instituto Ferroviário de Estudos Avançados - IFEA, que teve como objetivo fomentar a ferrovia no âmbito do que se conceitua como logística de transporte. Simultaneamente, o Instituto dedicou-se a questão do transporte e do trânsito em sua totalidade, apoiando e participando intensamente da luta nacional pela implantação de um novo Código de transito brasileiro.

A consolidação da democracia trouxe ao País novos e instigantes desafios que direcionaram a transformação do IFEA no Instituto Chamberlain de Estudos Avançados - ICEA. Ampliava-se o perfil e a abrangência das ações, adequando-se ao novo momento histórico. Simultaneamente, prestava-se uma homenagem a quem dedicou sua vida ao Brasil. George Chamberlain, pastor presbiteriano, médico e educador, que junto com sua esposa Mary fundou a primeira Escola Americana onde meninos e meninas, de todas as classes sociais, discriminados pela cor ou pela religião, estudavam juntos, o que deu origem, posteriormente, a Universidade Mackenzie.

O Instituto Chamberlain não possui fins lucrativos, é de caráter suprapartidário e está voltado para o desenvolvimento social e econômico do País. A ciência, a tecnologia, a cultura, o meio ambiente, a educação,a formação profissional, a saúde,a mobilidade, o trânsito e o transporte, a segurança pública, a defesa dos direitos dos cidadãos, o comércio externo dos produtos regionais visando o desenvolvimento local e regional se situam dentro de sua abrangência.